No início do nosso mandato em Novembro de 2009, a praia de Palhais e toda a Frente Ribeirinha desta Freguesia apresentava um aspecto desolador. Resíduos de todos os tipos acumulavam-se desde o Moinho de Maré de Palhais até à vedação do Quartel dos Fuzileiros. O areal da praia transformado num imenso matagal, repleto de cascos de barcos abandonados.
A percepção do imenso trabalho e recursos necessários para dar a volta à situação era desanimadora. Mas decidimos não cruzar os braços. Definimos uma estratégia e enviámos cartas à Câmara Municipal e à Administração do Porto de Lisboa pedindo apoio para a sua operacionalização.
Em 20 de Março de 2010 aderimos à Jornada de Trabalho Voluntário em boa hora lançada pelo movimento Vamos Limpar Portugal. Com os membros da Junta, voluntários daquele movimento, adesão de alguns residentes da freguesia e apoio da Câmara Municipal foi possível remover mais de 10 toneladas de resíduos, muitos dos quais não degradáveis.
Estava dado o pontapé de saída.
Com a ajuda da Câmara, da APL e intervenção da Capitania e Polícia Marítima o trabalho prosseguiu com a remoção dos barcos abandonados e até (pasme-se!) um atrelado de camião galera sobre o qual jazia um enorme contentor..
Finalmente a limpeza da Praia. Para o êxito destas operações foi essencial o envolvimento de viaturas pesadas da Câmara.
O trabalho não ficou por aqui e em 24 de Outubro de 2010 fizemos nova jornada de trabalho voluntário com os membros da Junta e alguns fregueses com elevado espírito de cidadania.
A praia apresenta agora um novo rosto que já convida à sua fruição pela população da freguesia e da própria cidade.
Mas o trabalho ainda não terminou. A nossa pedido, a APL enviou a Palhais uma equipa de estudo que vai elaborar uma proposta de intervenção para a frente da Seca do Bacalhau onde pensamos melhorar o acesso à rampa dos barcos e as condições de estacionamento bem como plantar algumas árvores e colocação de bancos de jardim.
Pedimos ainda à APL que nos ajude a carregar a praia com mais areia, importada de locais onde se encontre em excesso, de modo a nivelar e acabar com algumas covas no areal.
Com persistência e com os,.cada vez menores, recursos disponíveis continuaremos a pugnar pela requalificação da nossa frente Ribeirinha para a qual continuamos a contar com o apoio da Câmara e da APL e outras pessoas e organizações de boa vontade.
Apelamos a todos os fregueses para nos ajudarem a manter a praia limpa e fruível, não abandonando lixos e detritos na mesma. Estendemos este apelo aos proprietários dos barcos que os devem prender nas poitas e não os parquear na praia onde as fateixas enferrujadas constituem um perigo para os frequentadores, principalmente para as crianças.
Manuel Fernandes
You must be logged in to post a comment Login