Decorreram, no fim de semana de dias 25 e 26 de Junho, as comemorações do 80º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública.
As actividades incluíram desfiles motorizados e apeados, um importante simulacro, a promoção de nove novos Bombeiros e uma sessão solene, para além da bênção de uma nova viatura.
No Sábado, logo após o hastear das bandeiras no quartel, os Bombeiros Voluntários do Barreiro seguiram para os cemitérios de Vila Chã e do Lavradio, para serem prestadas homenagens aos camaradas já falecidos.
Seguiu-se um desfile de veículos e da fanfarra dos Bombeiros por várias ruas da respectiva área de actuação.
Já durante a tarde, com início às 14h30, foi realizado um exercício operacional de dimensões significativas em Coina, na rotunda que une a Estrada Nacional 10 e a Estrada Nacional 10-3 (que faz a ligação Coina-Barreiro).
Este exercício, que consistiu num cenário de acidente com uma cisterna de matérias perigosas na estação de serviço da Socrabine, provocado pela saída precipitada de um veículo, criou, na mesma ocorrência, diversas situações diferentes, que incluíram um derrame de hidrocarbonetos, vítimas de acidente de viação encarceradas num dos veículos envolvidos, vários queimados graves, e risco de propagação do possível incêndio ao perímetro florestal próximo, tudo isto com a dificuldade acrescida de se tratar de um cenário multi-vítimas, com a consequente necessidade de triagem dos feridos no local.
O mesmo exercício enquadra-se numa estratégia de resposta às necessidades de formação do Corpo Activo dos Bombeiros do Barreiro, tendo sido, mais do que uma mera acção de demonstração da actividade dos BVB, uma ferramenta para avaliação da capacidade operacional destes Bombeiros e da capacidade de integração com outras entidades no terreno; no caso, os Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal que, visto o exercício ter tido lugar próximo da fronteira com a sua área de actuação, se disponibilizaram para participar no referido simulacro e a Guarda Nacional Republicana, responsável por garantir a segurança da circulação rodoviária num local tão difícil como é a Estrada Nacional 10.
O 2º Comandante Operacional Distrital da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Rui Costa, esteve presente para participar na avaliação do desempenho dos operacionais presentes no exercício, que foi considerada muito positiva.
Os meios de socorro envolvidos foram os seguintes: 30 Bombeiros do Corpo de Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, com 9 veículos e 17 Bombeiros do Corpo de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal, com 5 veículos. Nos veículos incluíram-se Veículos de Combate a Incêndios Urbanos, a Incêndios Florestais, Veículos Tanque, Ambulâncias, Veículos de Comando e Veículos de Salvamento e Desencarceramento.
As comemorações prosseguiram no Domingo, com uma sessão solene na qual participaram o Sr. Governador Civil do Distrito de Setúbal, Dr. Manuel Malheiros, o Sr. Comandante Distrital da ANPC, Dinis de Jesus, o Sr. Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, o Sr. Presidente da Direcção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, Oliveira Soares, e o Sr. Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários do Barreiro, José Figueiredo.
Durante a sessão solene, foram atribuídas várias medalhas, incluindo medalhas de Mérito e de Honra da Associação, medalhas da Liga dos Bombeiros Portugueses por 5, 10, 15, 20 e 25 anos de bons e efectivos serviços e diversos louvores atribuídos por desempenho de grande relevância a alguns elementos. Também se procedeu ao juramento de nove novos Bombeiros que acabaram de concluir, com bom aproveitamento, o curso e estágio, de um ano, para ingresso na Carreira de Bombeiro.
Seguiu-se um desfile motorizado e apeado no quartel, destinado às entidades presentes, e a cerimónia de batismo de uma nova ambulância de socorro, adquirida com o montante doado em testamento pela benemérita D. Dilete aos Bombeiros do Barreiro.
Para concluir as comemorações, realizou-se um almoço de convívio com todos os Bombeiros, seus familiares, e convidados.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, agradece a todos os que participaram nestas comemorações, com um obrigado muito especial à população do Concelho do Barreiro que sabe que tem, desde há já oitenta anos, um Corpo de Bombeiros Voluntários digno de servir todos os Barreirenses.
Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública
You must be logged in to post a comment Login