PUBLICO / PRIVADO 17 – A EUROPA EM GUERRA ?

PUBLICO / PRIVADO 17 – A EUROPA EM GUERRA ?

Um título abrangente, que tanto pode implicar o estado grave da economia e das finanças numa Europa em crise profunda, com graduações contraditórias entre países ricos e pobres e com o aumento lancinante das dificuldades da maioria dos povos, como pode caracterizar a aventura imperialista de agressão à Líbia, perpetrada no âmbito da aliança belicista da NATO, dita em defesa das populações.

Com familiares na geração à rasca, que é obrigada a emigrar para sobreviver, fomos de visita até à Bélgica, que como é sabido, se debate com uma grave crise política, sem governo há mais de um ano. Impressiona a diferença num país “rico”, ordenado e bem estruturado, com um nível de vida superior ao nosso (rendimentos médios em triplo e custo de vida duplo – embora a gasolina seja mais barata! ), aparentando uma ” boa vida”, bem à frente da nossa cada vez maior vil tristeza, embora com uma dúvida pública pior que a portuguesa !

A luta política na Bélgica está muito acesa, a imprensa diária acusa Bart de Wever, dirigente do partido de direita NVA (Nova Aliança Flamenga) de distorcer as contas públicas, com o rei dizendo-se muito preocupado.

Todavia o mais relevante é termos acordado no segundo dia da visita, com o som reminiscente de aviões de guerra a levantar voo consecutivamente, rasgando os céus cinzentos de uma base próxima. Veio-nos à memória os tempos já longínquos, dos fins da década de 60 do século XX, com a intensa actividade na Base Aérea do Montijo, em plena guerra fria, ao serviço da NATO e em treino para a Guerra Colonial.

A Base Aérea de Kleine Brogel, em Leopoldsburg, no Nordeste da Bélgica, onde continuam estacionadas ogivas nucleares da política agressiva que não desarma, apesar de há muito ter acabado o Pacto de Varsóvia, estava naquele dia da semana particularmente activa (no fim de semana não podem fazer barulho!). Com elevada probabilidade, aquele frenesim de aviões de reacção, estava relacionado com a guerra que a Europa e a América do Norte declararam à Líbia, fazendo sentir a emoção de um tempo que há muito ficara nas memórias de África em luta de libertação.

Quantos milhões e milhões de euros queimados nos bombardeamentos do país africano que dizem querer proteger ? E se fossem aplicados para ajudar a recuperação e o desenvolvimento da Grécia, de Portugal, da Irlanda e de outros países na mira do capitalismo ultraliberal especulativo ? ( A Espanha, a Itália, a Bélgica, estão no alvo também ! ).

Sonhos de uma manhã de verão, num bosque fresco e verdejante de um país que sofreu ao longo da história muitas guerras e agora colabora noutra. Pois se o sistema capitalista liberal que comanda as finanças é o mesmo que comanda a guerra !?!

13/7/2011

Armando Sousa Teixeira

2 Responses to "PUBLICO / PRIVADO 17 – A EUROPA EM GUERRA ?"

You must be logged in to post a comment Login