Os utentes da Linha do Sado e autarcas reunidos no dia 27 de Julho na estação de Pinhal Novo, contra os aumentos do transportes aprovaram uma moção cujo teor se transcreve.
M O Ç Ã O
Ao Senhor Ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações
Ao Senhor Presidente do Conselho de Gerência da CP-EPE
Aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República
À Comunicação Social
Ex.mos Senhores.
Os utentes e autarcas reunidos no dia 27 de Julho na estação de Pinhal Novo ao apelo da Comissão de Utentes da Linha do Sado, enviam a V.ª Ex., o documento aprovado sobre o anúncio público de brutal aumento de preços do transporte ferroviário e sobre a ameaça de privatização das linhas urbanas imposto pela Troika da União Europeia.
O aumento dos títulos de transporte, a concretizar-se, representaria um brutal e inaceitável aumento dos títulos de transporte, incompatível com o já baixo poder de compra dos utentes, das populações e com o necessário desenvolvimento económico da região.
Um tal cenário imposto pela Troika da União Europeia, envolvendo o aumento de preços e a privatização das linhas urbanas, apresenta-se-nos ter como objectivo empurrar o transporte ferroviário para a privatização, o que levaria à concretização da ameaça de novos aumentos de preços e à degradação do serviço a prestar aos utentes.
Por ser necessário que o serviço na linha do Sado possa melhorar e corresponder às exigências do tempo presente; para que o aumento do número de passageiros não fique nos 11% mas que possa encaminhar rapidamente para os 20%, como é possível, impõe-se que este serviço público continue a ser prestado pela CP, e que o Governo não retire a esta as verbas necessárias à conservação da linha para as entregar ao sector privado.
Por tudo que é exposto, exigimos:
- Ø Não ao aumento do tarifário;
- Ø Não à privatização das linhas urbanas;
- Ø Pela melhoria do serviço público da CP.
Será no sentido da defesa dos utentes e das populações que continuaremos a lutar!
Comissão de Utentes da Linha do Sado
Pinhal Novo, 27/07/2011
Aprovada por unanimidade.
You must be logged in to post a comment Login