O espectáculo “Cantigas e Memórias do Nosso Tempo” animou a tarde da passada sexta-feira, 21 de Outubro, do muito público que esteve no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro. O evento, inserido na programação do Mês Sénior 2011, a decorrer em Outubro no Barreiro, reuniu um elevado número de artistas – ora na declamação de poesia, ora em apontamentos musicais –, num verdadeiro exercício de memória colectiva.
Durante o espectáculo (os nomes dos participantes encontram-se publicados na Internet, no Sítio Oficial da CMB), que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho, foi, ainda, apresentado o resultado do trabalho efectuado na rubrica “Vivências”, igualmente inserida no Mês Sénior, que registou testemunhos/memórias de idosos em centros de dia do Concelho.
“Barreiro agradece”
“A Câmara agradece e o Barreiro agradece”, afirmou o Presidente da CMB após assistir a “Vivências”. Carlos Humberto de Carvalho enalteceu aqueles que “com tantas dificuldades” “trouxeram o Barreiro até hoje”.
“Devemos olhar para o passado para aprender com ele”, afirmou o Presidente. Recordando conquistas de outrora, embora rejeitando saudosismos, disse não desejar que as gerações mais novas “fiquem com menos condições”.
“A gente não pode baixar os braços”. Carlos Humberto de Carvalho terminou, deste modo, a intervenção, depois de “agradecer a todos aqueles que construíram nossa terra” – um “agradecimento sentido”, salientou.
“Vivências” aumenta emoções
Maria de Jesus Henriques (de 86 anos), Albino Gomes Cerqueira (75), ambos do CATICA – Centro de Assistência a Terceira Idade de Coina e Arredores, Maria Amélia Martins (81), Virgínia da Luz Trindade (87), ambas do Centro Social e Paroquial Padre Abílio Mendes, Fernando Lopes (83), António Pireza (84), Alexandre Teixeira Machado (83), António Assunção Parreira (89), João Monteiro (87), os cinco da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, Isaura da Cruz Antunes (82) e Isaura Cantante da Torre (78), estas duas do Centro Social e Paroquial de Santo André, são os 11 testemunhos registados por “Vivências”, apresentação projectada na parede do Auditório e que aumentou a emoção na sala, onde se encontravam alguns participantes na iniciativa.
Na manhã de segunda-feira, dia 24, o Mês Sénior retomou actividade com uma Mostra de Salgadinhos e Docinhos no Mercado Municipal, que contou com a presença de representantes dos centros sociais de Santo André, Padre Abílio Mendes, CATICA e Santa Casa da Misericórdia.
O Mês Sénior – uma parceria CMB, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), associações de idosos e juntas de Freguesia – termina na sexta-feira, 28 de Outubro, a partir das 14h30, com uma festa que assinala o Encerramento da programação do evento e o Aniversário da UTIB – Universidade da Terceira Idade do Barreiro (entrada livre).
Até lá o programa mantém-se publicado no Site da CMB, na página http://www.cm-barreiro.pt/pt/conteudos/noticias+e+eventos/noticias/destaques/MES+SENIOR+2011.htm. Mais informações sobre todas as actividades podem ser obtidas através da Divisão de Intervenção Social da CMB, na Rua Stinville. Telefones 21 206 8223/8225/8255).
CMB 2011-10-25
You must be logged in to post a comment Login