MÊS DA MÚSICA OUTUBRO’11 A Cidade e a Música chega ao fim. Barreiro respira cultura

MÊS DA MÚSICA OUTUBRO’11   A Cidade e a Música chega ao fim. Barreiro respira cultura

O “Mês da Música Outubro’11 – A Cidade e a Música”, promovido pela Câmara Municipal do Barreiro (CMB) chegou a cinco mil pessoas, sendo que cerca de duas mil são crianças da Comunidade Educativa do Barreiro. Estas crianças tiveram a oportunidade de assistir aos Concertos Pedagógicos com o Quinteto Sine Nomine (organização conjunta da Câmara Municipal do Barreiro com as Juntas de Freguesia de Coina, Lavradio, Palhais e Santo António da Charneca) e participaram no Workshop de Construção de Instrumentos em várias escolas do Concelho. 

O Mês da Música passou por 27 espaços diferentes do Concelho, de forma descentralizada, pelas suas freguesias.

Para além da adesão do público é importante salientar que durante o “Mês da Musica”, actuaram no Concelho cerca de 350 músicos.

DE acordo com a Vereadora Mónica Duarte, responsável pela Cultura da CMB, a iniciativa “provou que, mais uma vez, o Barreiro respira cultura, através da música e, ao longo de um mês, conseguiu reunir diferentes públicos. A exemplo disso, realizaram-se os concertos pedagógicos para o público infantil e, por outro lado, as matinés dançantes para o público sénior”. 

Segundo a Vereadora, este Mês da Música “volta a ser palco do melhor que se faz em termos de música no Concelho. Contámos com a série de ‘Concertos Íntimos’ dedicados a compositores do Barreiro, no Palco da Casa da Cultura com Tiago Sousa, Paulo Cavaco e Pedro Esteves. Apresentámos espectáculos com os Protocolados Banda Municipal do Barreiro, Camerata Musical do Barreiro e Coral TAB. A Big Band da Escola de Jazz do Barreiro deu um espectáculo inesquecível nas Oficinas da EMEF e quase a encerrar o Mês da Música realizou-se, também na Casa da Cultura, uma Grande Noite de Coros onde participaram os coros Grupo Coral Alentejano Unidos do Lavradio, Corutib, Grupo Coral e Instrumental de Santo André, Coro Polifónico do Alto do Seixalinho, Coral TAB, Coral Orfeónico de São Gabriel e Grupo Coral Alentejano ‘Amigos do Barreiro’”.

De salientar, também, a realização de dois Concertos no magnífico Órgão da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a colaboração com a Associação de Fuzileiros através da apresentação do espectáculo “Alma de Coimbra” e para finalizar a realização também no âmbito do Mês Sénior da Matiné Dançante, com a Orquestra Bohémia, na Escola de Fuzileiros onde estiveram mais de 600 séniores.

Integrado nesta programação, Mónica Duarte, destacou ainda a inauguração, a 22 de Outubro, na Galeria Municipal de Arte, de uma exposição dedicada à Música dos dois fotógrafos do Barreiro, Cláudio Ferreira e Vera Marmelo, e da “veterana” Rita Carmo.

A terminar, disse, que o Barreiro “contou, ainda, com programação na Biblioteca Municipal através do ciclo de cinema realizado em parceria com o Cine Clube”.

CMB 2011-10-31

 

You must be logged in to post a comment Login