“O homem é um animal que finge e nunca é tão autêntico como quando interpreta um papel.” Truman Persons

“O homem é um animal que finge e nunca é tão autêntico como quando interpreta um papel.” Truman Persons

Foi o que aconteceu, no domingo, dia 12, deste mês, pelas dezassete horas, com a comédia adaptada da peça “A Mania das Grandezas” de Joracy Camargo, jornalista, cronista, professor e dramaturgo brasileiro, interpretada pelo grupo TESFAL – Teatro Ensaio da SFAL, do Lavradio.

Os onze actores em cena, provaram precisamente que o homem no palco, não finge e revela-se de uma forma clara, pondo a nu, os seus sentimentos e desejos quando confrontado com novas situações. 

“O Teatro é uma livre tribuna onde os homens podem explicar, com exemplos vivos, normas do coração e do sentimento do homem.”

Frederico Garcia Lorca 

No dia anterior, sábado dia 11, as pessoas que optaram ir até à colectividade centenária, SIRB – Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros”, tiveram a oportunidade de assistir a “Cenas de Improviso”, pelo Comicídio – Grupo de Teatro de Lisboa, constituído por quatro rapazes talentosos que com a participação/propostas do público, improvisaram e criaram, algumas cenas hilariantes. Espectáculo diferente do habitual, com propostas distintas e muito agradável aos olhos e ouvidos de quem teve o privilégio de vivê-lo. 

“Não ir ao Teatro é como fazer a toilette sem espelho”

Arthur Schopenhauer 

Mas nós barreirenses temos muitas oportunidades de irmos ao teatro, especialmente durante o mês de Novembro, na Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense – SIRB, inserida na 1ª Festa de Teatro da Cidade do Barreiro, cuja organização pertenceu à Associação Projéctor – Companhia de Teatro do Barreiro e que se pretende dar continuidade todos os anos, no mês de Novembro.

“Viver é na verdade a maior de todas as artes… nos palcos da vida todos somos actores, vivemos interpretando diariamente vários personagens. Portanto viver é um teatro e o mundo o maior de todos os palcos”.

Yolanda Brazão

Os espectáculos vão continuar, com outras companhias e representações diferentes: “A Escolha”, pela “A Muleta” – Grupo de Teatro do Seixal; “O Charlatão” pelo TELA – Teatro Estranhamente Louco e Absurdo; “Um eléctrico chamado desejo” pelo Grupo da Filarmónica Santo Estêvão, e para finalizar como principiou, esta 1ª Festa de Teatro da Cidade do Barreiro, teremos a peça “Raivar Que Este É Outro Jogo” pela companhia organizadora “Associação Projéctor”. Pensamos e desejamos que todas estas representações sejam do agrado do público, e não se esqueçam que…

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.”

Charles Chaplin 

Lá estaremos e VIVA O TEATRO! 

Maria João Quaresma

Barreiro, 15 de Novembro de 2011

 

One Response to "“O homem é um animal que finge e nunca é tão autêntico como quando interpreta um papel.” Truman Persons"

You must be logged in to post a comment Login