EXPOSIÇÃO “ÁRVORES DE NATAL ECOLÓGICAS”

EXPOSIÇÃO “ÁRVORES DE NATAL ECOLÓGICAS”

Escola 2+3 Mendonça Furtado vence Concurso

A árvore de Natal da Escola 2+3 Mendonça Furtado ganhou o primeiro prémio do Concurso “Árvores de Natal Ecológicas” promovido pela Câmara Municipal do Barreiro (CMB), através do Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina (CEA). Em segundo lugar ficou o Instituto dos Ferroviários e em terceiro a EB1 nº 1 do Lavradio, com Jardim-de-infância. O júri atribuiu, ainda, duas menções honrosas à EB nº 8 do Barreiro e ao Jardim-de-infância nº 4 do Barreiro, respectivamente. A atribuição de prémios decorreu ontem, dia 15 de Dezembro, no Mercado Municipal 1º de Maio. Na ocasião foi inaugurada a Exposição “Árvores de Natal Ecológicas” elaborada a partir da reutilização de materiais. A mostra estará patente ao público até 8 de Janeiro de 2012.

Refira-se que os prémios atribuídos foram Kits de ciência da empresa Science4You. Para além dos três primeiros classificados, esta entidade decidiu oferecer mais um kit à EB nº 8 do Barreiro, uma vez que, segundo a representante da Science4You, a sua árvore é a mais harmoniosa.  

Para além do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, estiveram presentes os vereadores Regina Janeiro, Carlos Moreira, Santa Clara e Nuno Banza, para além de técnicos da CMB e de muitos representantes das entidades participantes (estabelecimentos de ensino da rede pública, privada e de solidariedade social do Concelho e outras entidades conexas).       

O Presidente da CMB salientou o valor ambiental, patrimonial e emocional da Mata da Machada para o Barreiro. Acrescentou, ainda, que “é importante não perder de vista a requalificação das margens do Tejo e Coina uma batalha que é para vencer, sem desassociar este assunto, das águas, do saneamento e da ETAR Barreiro/Moita”. Deste modo, defende que a Câmara Municipal “é um todo. É preciso fazer um esforço persistente pela qualidade. Atingimos na Mata da Machada a qualidade e temos de percorre um caminho de excelência, na educação e no ambiente”.

Salientou o esforço da Comunidade Educativa para hoje “manter de pé as escolas e a educação, para ultrapassar limitações para que as crianças tenham o melhor possível”.

Por seu turno, o Vereador Nuno Banza iniciou a sua intervenção agradecendo a participação das escolas. A exposição reuniu nesta edição, segundo o autarca, o maior número de participantes de sempre. Nuno Banza valorizou a qualidade dos trabalhos apresentados à volta da reutilização de materiais e da preservação do ambiente mais saudável.   

CEA ganha prémio de qualidade

No dia 14 de Dezembro, o CEA venceu a 9ª edição do Prémio da Qualidade do Distrito de Setúbal/Serviços Públicos promovido pela Associação de Municípios do Distrito de Setúbal. Segundo Nuno Banza esta é uma distinção “que nos honra e honra o Barreiro. O Centro de Educação Ambiental e a Câmara estão de parabéns!”.   

Em relação aos prémios, o Vereador considera que estes kit’s científicos “serão vocacionados para que as escolas trabalhem com as crianças as questões do ambiente”.

Recorde-se que o Júri do Concurso foi composto por Rogélia Costa, Directora do Departamento de Inovação e Comunicação da CMB, pela técnica da Divisão de Sustentabilidade Ambiental da CMB, Lúcia Santos, e Rita, em representação da Arteviva – Companhia de Teatro do Barreiro. A estética, a criatividade e a diversidade dos materiais utilizados foram os critérios tidos em conta na hora da decisão.

CMB 2011-12-16

 

One Response to "EXPOSIÇÃO “ÁRVORES DE NATAL ECOLÓGICAS”"

You must be logged in to post a comment Login