Três meses depois do lançamento da Horta Pedagógica Sénior, no Parque da Cidade do Barreiro, e da nova disciplina de horticultura da UTIB – Universidade da Terceira Idade do Barreiro, a 18 de Outubro último, a colheita de produtos, totalmente biológicos, foi assinalada ontem, quinta-feira, 19 de Janeiro, com uma cerimónia, seguida de prova, num almoço realizado no Centro Comunitário de Santo André. A degustação dos produtos, confecionados, confirmou a sua qualidade.
Na “colheita” seguida de prova marcaram presença diversas personalidades, entre elas os vereadores da Câmara Municipal do Barreiro (CMB) responsáveis pela Intervenção Social, Regina Janeiro, e Sustentabilidade Ambiental, Nuno Banza, os dois professores que ministram a disciplina de horticultura da UTIB, que faz uso daquele espaço como “laboratório” da vertente prática da “cadeira”, José Mariano Fonseca, e o técnico da CMB, António Pinheiro, e o Presidente do Centro Comunitário de Santo André, Padre Armando Azevedo, entre outros.
Vantagens da produção local Disseminação da ideia pelo Concelho
O Vereador do Ambiente salientou a “importância grande” da horta pedagógica “para nós” e “para as pessoas”. Enaltecendo a “produção local”, Nuno Banza sublinhou os benefícios de se suprimirem localmente as necessidades – poupança de recursos, com vantagens ambientais e financeiras.
“Disseminar outras hortas pelo Concelho” é um desejo quase inevitável, tendo em conta a atual experiência (positiva) da Horta Pedagógica Sénior do Parque.
As cidades começaram por ser assim
“As cidades começaram por ser assim”, “por ter estes espaços aproveitados”, contextualizou o professor da disciplina de horticultura da UTIB. “E é em momentos de crise que os reinventamos”, acrescentou.
José Mariano Fonseca salientou a importância da “ponte” com a UTIB. O contacto com os alunos seniores, a sua “memória”, permite trocar experiências e recuperar “variedades tradicionais”, “sabores ancestrais”.
Projeto feito por pessoas maravilhosas da UTIB
A Vereadora responsável pela Intervenção Social lembrou as parcerias envolvidas na concretização da Horta Sénior, sublinhando o “grande projeto feito por pessoas maravilhosas que se chama UTIB”.
Tendo em conta o sucesso do projeto, Regina Janeiro reiterou a ideia de a repetir noutros locais do Concelho.
O resultado desta colheita recorde-se foi doado ao Centro Comunitário de Santo André. O produto de futuras colheitas será, igualmente, oferecido a outras Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho.
No terreno do Parque da Cidade encontram-se nesta altura cultivados espinafres, alho francês, couve-galega, alface e cebola. A meio do dia de ontem plantou-se, ainda, fava.
A disciplina de horticultura da UTIB, recorde-se, é ministrada uma vez por semana, às quintas-feiras, com as componentes teórica
e prática. As inscrições continuam abertas.
CMB 2012-01-20
You must be logged in to post a comment Login