Reprogramação do REPARA inclui Recuperação da Escola Conde Ferreira

Reprogramação do REPARA inclui Recuperação da Escola Conde Ferreira

ROTEIRO DAS FREGUESIAS | BARREIRO

Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB) anunciou, publicamente, num encontro com a comunicação social, que a recuperação da Escola Conde Ferreira foi incluída, fruto de uma recente reprogramação, nas obras do Programa REPARA – Regeneração Programada da Área Ribeirinha de Alburrica. Sem revelar mais pormenores, o Presidente justificou que esta inclusão está relacionada com a estratégia da Autarquia, em que as obras previstas para o edificado, possam vir a contribuir para a revitalização do ‘espaço público’, neste caso, do Barreiro Antigo.

 

Neste encontro, realizado no âmbito do Roteiro das Freguesias, que decorre no Barreiro até à próxima segunda-feira, 13 de fevereiro, Carlos Humberto de Carvalho admitiu, ainda, poder vir a reprogramar mais algumas ações, no âmbito do REPARA. “Estamos a trabalhar de forma afincada para que assim possa acontecer”.

De acordo com o Autarca, o aspeto mais substancial desta reprogramação, ainda que existam outros, “tem a ver com o facto de incluirmos a recuperação da escola”. Questionado sobre a existência de novas parcerias no Programa REPARA “o que neste momento podemos dizer é que estamos a preparar as condições para podermos avançar com todas as fases processuais/ formais, para que, depois, se possam concretizar as obras, no caso, desta escola. Admitimos que os passos que faltam dar, em grande medida, só possam fazer-se com parceiros privados”.

 

Ainda no âmbito do REPARA, disse, “ as informações que temos da APL, é que haverá, ainda este ano, obras de continuação do passeio marginal, até ao Clube Naval. Segundo sabemos a APL vai lançar concurso para o efeito entre março e abril e, muito possivelmente, será seguro dizer que a obra ainda terá início em 2012”.

 

Numa semana em que o Roteiro das Freguesias acontece no Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho explicou que, “mais do que uma rotina, é um conceito, uma conceção de intervenção na vida dos cidadãos e uma aposta em estar o mais próximo possível das populações”.

Desta forma, estão agendados contactos com IPSS’s, Movimento Associativo, comércio, escolas e demais instituições existentes no Barreiro. A ideia é, segundo o Presidente da CMB passar em revista áreas específicas da freguesia porque, disse, “é assim a nossa conceção de gestão de cidade”.

A importância dos vários ‘Roteiros’ numa altura em “vivemos momentos muito difíceis da vida nacional, e do Poder Local, é acrescida”, afirmou, acrescentando que “é preciso unirmo-nos à volta da nossa terra e dos projetos estruturantes. É preciso transformarmos as fraquezas em forças e para separarmos, em cada momento, o que é essencial do que é acessório”.

A terminar o encontro com os jornalistas, no qual participaram os vereadores Sofia Martins, Carlos Moreira, Regina Janeiro e Rui Lopo, o Presidente da Câmara Municipal afirmou que “este é um momento de todos puxarmos pelo que temos, a favor daquilo que nos é comum. E esta é também uma razão acrescida porque não entramos em polémicas públicas de coisas que nos podiam separar, e não responderemos a tentativas que estão a ser feitas para que nós desviemos a atenção daquilo que é fundamental e que interessa ao Barreiro”.

No âmbito do Roteiro, para amanhã, está previsto:

14h30 – Visita à Escola Básica José Joaquim Rita Seixas e Conversa com Alunos do 4º ano

16h00 – Visita ao Comércio Tradicional

Segunda-feira, 13 de fevereiro

9h00 – Visita ao Centro de Respostas Integradas da Península de Setúbal – Equipa de Tratamento do Barreiro

9h45 – Visita a Creches e Jardins de Infância: Colégio Minerva, Instituto Ferroviários, Colmeia, Centro de Animação Infantil Comunitário e O Operário

17h00 – Visita ao Bairro das Palmeiras.

CMB 2012-02-09

You must be logged in to post a comment Login