17 Junho 2012 | BARREIRO | NUCLEO artes plásticas
“Uma programação de culturas artísticas é muito mais do que uma mera apresentação de espetáculos ou de exposições; está para além de uma relação de consumo cultural e de mero entretenimento ou ocupação de lazer.” (António Pinto Ribeiro, 2011)
Que estratégias de programação cultural deverão ser consideradas, assumidas e realizadas numa cidade e qual o papel que estas dinâmicas têm nos interesses e valores dos indivíduos de um determinado local ou comunidade? A programação artística deve contribuir para uma efetiva aproximação, envolvimento e partilha dos indivíduos, entre criadores e recetores, ou apenas como usufruto de produtos e bens de consumo da esfera individual?
Que tipo de valores simbólicos é que ela deve conter e transmitir para que a receção subjetiva ultrapasse a sua dimensão pedagógica? Qual o papel da programação cultural na ativação e alargamento dos públicos e se a mesma se traduz efetivamente numa fidelização?
Quais os processos a adotar com vista a uma melhor rentabilização dos recursos e infraestruturas culturais existentes, principalmente nos tempos em que estes sejam escassos, e qual o papel dos agentes e mediadores culturais em equacionar e potenciar novas soluções?
PROGRAMA:
10h00 Inauguração da instalação “Origem de todos os males” de Carlos Ribeiro
10h20 Apresentação do Encontro “Programação Local
Painel 1 – 10h30 às 12h30
Tema: O sistema artístico e a programação cultural local
Moderador: Francisco Palma (Artista Plástico e Presidente da Direção da Artesfera)
10h30 Jorge Moniz (Diretor Pedagógico do Projeto Formação Escola Jazz do Barreiro)
11h00 Pausa
11h15 Daniel Martinho (Presidente da GRIOT – Associação Cultural) e Matamba Fernando Reis Joaquim (Presidente da Mesa de Assembleia Geral da GRIOT – Associação Cultural)
11h45 Armando Cunha Santos (Presidente do Cineclube do Barreiro)
12h15 Debate
12h45 Almoço
Painel 2 – 15h00 às 17h30
Tema: Política cultural, mediação e públicos
Moderador: Pedro Miranda (Artista Plástico e Vice-Presidente da Direção da Artesfera)
15h00 Mónica Duarte “Práticas de arte participativa na programação cultural” (Licenciada em Animação Sociocultural com Pós-Graduação em Programação e Gestão Cultural e frequenta o ultimo ano de Mestrado desta área da universidade Lusófona. Trabalha na Câmara Municipal do Barreiro desde 1998, integrando desde essa altura vários projetos culturais do concelho).
15h30 José Reis “A mediação cultural” (Licenciado em Ciências da Comunicação e da Cultura, área de Programação e Gestão Cultural, pela Universidade Lusófona e Pós graduação em Práticas Culturais para Municípios. Universidade Nova. Presentemente encontra-se a desenvolver trabalhos de produção e mediação cultural no âmbito do Teatro UMANO)
16h00 Pausa
16h15 Ana Paula Zeverino “Um Novo Paradigma para a Programação Cultural” (Licenciada em Animação Sociocultural e frequência de Mestrado em Educação Artística. Formadora em Património Cultural, Técnica da Câmara Municipal de Alcochete na Divisão de Cultura e Identidade Local e Turismo, Setor de Artes Plásticas e Performativas, Gestora do Processo Produção Cultural e Programadora do Serviço Educativo)
16h45 Debate
18H00 Conferência/P
Artesfera
erformance e Instalação “ Obituário” de Carlos Ribeiro no Convento da Madre de Deus da Verderena.
You must be logged in to post a comment Login