De 10 a 13 de outubro, tem lugar a nona edição do OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro. Estão previstos espetáculos para diversas salas e espaços do Concelho do Barreiro, tais como o Be Jazz Café, o Teatro Municipal do Barreiro, o Convento da Madre de Deus da Verderena, o Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada, a Igreja Nossa Senhora da Graça de Palhais e a Escola de Jazz do Barreiro.
O festival é produzido pela OUT.RA – Associação Cultural, em cooperação com a Câmara Municipal do Barreiro e com a Associação Filho Único.
Aos RED TRIO, formação lusa no mundo do jazz, caberá a responsabilidade da abertura do festival, dia 10, pelas 21h30, em concerto a ter lugar no palco Be Jazz Café.
O Teatro Municipal do Barreiro será palco, no dia 11, às 21h30, para a atuação da violoncelista sueca HELENA ESPVALL, num registo único.
Da programação destacamos, ainda, as estreias absolutas em palcos nacionais: a primeira, a do norte-americano KEVIN DRUMM, no dia 12, às 22h00, no Convento da Madre de Deus da Verderena, uma das maiores figuras a emergir da explosão de músicas livres no início do século.
Na mesma noite, e no mesmo local, apresentar-se-á, também em estreia nacional, HELM, projeto de experimentação eletrónica, do britânico Luke Younger, membro dos extintos Birds of Delay e autor de um dos discos mais marcantes deste ano, Impossible Symmetry.
O duo português YONG YONG atuará ainda, e também no Convento da Madre de Deus da Verderena, naquela que será a sua primeira presença no OUT.FEST.
A Escola de Jazz do Barreiro acolhe, também em estreia em território nacional, o projeto MAN FOREVER, no dia 13, da responsabilidade de Kid Millions, baterista dos norte-americanos Oneida, cabeças de cartaz da passada edição do OUT.FEST. Kid Millions apresentará uma peça do seu mais recente trabalho, Pansophical Cataract, editado no presente ano pela gigante Thrill Jockey, e será acompanhado em palco por músicos proeminentes do panorama nacional e local como Nick Nicotine (Nicotine’s Orchestra) ou Rui Nogueiro (Sunflare).
Na mesma noite (que se inicia no Salão Nobre da Escola de Jazz do Barreiro, terminando no Be Jazz Café), o trio francês THE FISH, composto por Jean-Luc Guionnet, Benjamin Duboc e Edward Perraud apresentará a sua música intensa, enérgica e espiritual, herdeira da mais brilhante tradição free tal como ensinada pelos gigantes Albert Ayler ou John Coltrane. De regresso ao OUT.FEST estará o saxofonista luso RODRIGO AMADO, para uma atuação a solo.
Iniciativas de cariz ambiental
A componente educativa do festival estará este ano intimamente ligada ao desenvolvimento do projeto Sons do Arco Ribeirinho Sul, através da realização, no dia 13, das 10h00 às 13h30, de Sessões de Recolhas Sonoras Pedagógicas, destinadas a jovens dos 6 aos 18 anos de idade, na Mata da Machada
Também no âmbito deste projeto de cariz ambiental e artístico, que procura celebrar a biodiversidade existente na Mata da Machada, Sapal do Rio Coina e frente ribeirinha do Concelho, e para destacar o papel dos sons do, e no, quotidiano, terá lugar um Concerto Para Olhos Vendados, da autoria do músico LUÍS ANTERO, na Igreja da Nª Sr.ª da Graça de Palhais.
Para possibilitar a melhor mobilidade do público, esta 9ª edição do OUT.FEST manterá uma parceria com os Transportes Colectivos do Barreiro, que se traduz na possibilidade de viajar, gratuitamente, em todas as carreiras da empresa ao longo da duração do festival, a todos os portadores de bilhete, ou passe para os concertos.
Pode consultar o Programa completo do OUT.FEST em www.cm-barreiro.pt, ou em www.outfest.pt .
CMB 2012-09-14
You must be logged in to post a comment Login