Num novo começo, após 25 anos de dedicação ininterrupta à música, Teresa Salgueiro entrega-se, pela primeira vez, à composição das músicas e à escrita das letras de todos os temas do seu novo trabalho, «O Mistério» que se desenvolve em torno de uma reflexão sobre a dimensão humana perante o mistério da vida.
Durante o mês de agosto de 2011, Teresa e os seus músicos retiraram-se para o Convento da Arrábida e montaram de raiz um complexo estúdio de gravação. Rodeados pela majestosa Serra da Arrábida, diante do oceano, num ambiente de contemplação e intimidade, tiveram acesso a uma experiência única que marcou de forma indelével o grupo neste seu primeiro trabalho.
«O Mistério» já foi apresentado em Espanha, Sérvia, Montenegro, México, Inglaterra e em inúmeras salas em Portugal.
Vai estar presente no Barreiro dia 13 de Outubro na casa da Cultura da Quimiparque às 21h30, numa iniciativa da Paroquia do Lavradio, com o objectivo da receita reverter a favor do pagamento da Capela dos Fidalguinhos / Lavradio.
Os bilhetes custam 10,00 € e 15,00 € e podem ser adquiridos no Posto de Turismo da CMB (210 990 837), Igreja Paroquial do Lavradio e na Bilheteira da Casa da Cultura da Quimiparque até 1h antes do início do espectáculo.
Informações através dos telfs: 919 547 458 e 211 957 348 ou email: bilheteira.paroquia.lavradio@gmail.com
Sobre Teresa Salgueiro
Teresa Salgueiro nasceu em Lisboa a 8 de janeiro de 1969.
Em 1986, com apenas 17 anos, integra o mais famoso grupo português de sempre no estrangeiro – Madredeus. Entre 1987 e 2007, com os Madredeus, vendeu mais de cinco milhões de discos em todo o mundo. Participou, também, como atriz principal, na longa-metragem de Wim Wenders, intitulada «Lisbon Story».
Em paralelo com a atividade do grupo, edita o álbum «Obrigado» (2006) que reúne participações com vários artistas como José Carreras, Caetano Veloso, Angelo Branduardi, entre outros.
Em 2007 grava dois álbuns em parceira com o Septeto João Cristal («Você e Eu») e com o Lusitânia Ensemble («La Serena») em que explora universos musicais diversos demonstrando a sua versatilidade enquanto intérprete. Manteve, com estes dois projetos e durante dois anos, uma atividade regular de concertos na Europa, Brasil e México.
Ainda em 2007 e a convite do compositor polaco Zbigniew Preisner participa como voz solista no álbum «Silence Night and Dreams». Com este concerto, que teve a sua estreia no Teatro da Acrópole, em Atenas, subiu ao palco em várias cidades europeias, como Paris, Londres ou P?ock.
A 30 de junho de 2007 Teresa Salgueiro apresentou-se no Teatro de S. Carlo em Nápoles, a convite dos Solis String Quartet, para interpretar um conjunto de canções evocativas do legado da música napolitana. Dois anos mais tarde, em 2010, nasce o concerto «Canti Naviganti» que se estreou em cidades seletas de Itália.
Já enquanto artista independente, em agosto de 2008, com a ideia de recolher um repertório que retratasse as diferentes épocas, tradições, regiões e costumes portugueses, reúne-se novamente com o Lusitânia Ensemble e assim nasceria o disco «Matriz», cujos concertos percorreram a Europa e África.
«Voltarei à minha Terra» foi uma viagem através da memória coletiva da música portuguesa do séc. XX.
Com uma nova formação, Teresa Salgueiro tomou a seu cargo a direção dos arranjos musicais onde desenha uma linguagem original que traduz um universo poético, nascido de palavras e sentimentos portugueses, abrindo caminho para este novo trabalho, «O Mistério».
José Manuel
You must be logged in to post a comment Login