“SETÚBAL NA COLECÇÃO DE CARTAZES DE JOSÉ ANTÓNIO MARQUES”

“SETÚBAL NA COLECÇÃO DE CARTAZES DE JOSÉ ANTÓNIO MARQUES”

IMG_6150A Câmara Municipal do Barreiro, através do Arquivo Municipal, e o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) /ADS apresenta a exposição “SETÚBAL NA COLECÇÃO DE CARTAZES DE JOSÉ ANTÓNIO MARQUES”, no dia 25 de Janeiro, pelas 21h30, no MAEDS.

De salientar que segundo informação do Arquivo Municipal do Barreiro, José António Marques nasceu no Barreiro no dia 1 de Maio de 1900 e aqui faleceu em 1993, tendo trabalhado nos caminhos de ferro, entre 1918 e 1960.

Em 1981, fez uma doação de toda a sua coleção de cartazes e programas antigos à Câmara Municipal do Barreiro.

Foi também um colecionador de recortes de jornal (em especial da marinha mercante), cédulas municipais, bilhetes de lotaria da Santa Casas da Misericórdia, moedas, etc.

Foi homenageado pela Autarquia com o galardão «Barreiro Reconhecido» em 1986 e, já depois da sua morte, figura na toponímia do Concelho.

O espólio doado em vida por José António Marques a 23 de Abril de 1981 é constituído por mais de 4000 cartazes e programas de espetáculos entre 1891 e 1991 com uma riqueza iconográfica de assinalar e excelente fonte para a história do associativismo, clubes e acontecimentos locais e nacionais, já que os programas abarcam todo o país.

Hoje, o espólio de José António Marques prova, mais uma vez, que é uma valiosa fonte para a História local e nacional.

O seu registo e recolha das vivências de quase todo o século XX fornece uma ferramenta para vários investigadores e historiadores.

CMB 2013-01-16

You must be logged in to post a comment Login