O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho, e a Vereadora da Educação, Regina Janeiro, receberam, no dia 15 de janeiro, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, uma comitiva do Comenius, um projeto de trabalho e de aprendizagem que visa o intercâmbio de saberes entre escolas da União Europeia. Seis professores da Roménia, Bulgária, Alemanha, Dinamarca e Turquia estão no Barreiro, de 14 a 18 de janeiro, num intercâmbio com a Escola Secundária de Santo André.
O Projeto, no âmbito do Comenius Multilateral Partnership, é subordinado ao tema Tradicional and sustainable eating habits in Europe, tendo como parceiros europeus a Turquia, Roménia, Lituânia, Bulgária, Alemanha, Dinamarca e Espanha.
Carlos Humberto de Carvalho deu as boas-vindas à comitiva estrangeira e apresentou o Concelho do Barreiro, explicando que é “uma terra de trabalho, combativa, com uma história importante no desenvolvimento económico e no combate pela Democracia e Liberdade”. O Presidente da CMB falou sobre o património industrial do Concelho e sobre o projeto em construção da Rota do Trabalho e da Indústria do Barreiro e salientou a importância dos rios Tejo e Coina. Desejou aos professores que o convívio com os portugueses e os barreirenses permitam o conhecimento dos “nossos costumes, sensibilidades, saberes, experiências e vivências”.
Recorde-se que o Comenius inclui parcerias entre alunos e professores das escolas participantes, através da realização de trabalhos/projetos dos alunos e visitas de estudo ao país parceiro.
Quais os objetivos dos Programas Comenius?
– Desenvolver o conhecimento e o trabalho colaborativo entre as várias comunidades educativas no que respeita a diversidade de culturas, línguas e valores;
– Promover a mobilidade dos alunos entre os estados membros da União Europeia;
– Estreitar parcerias entre escolas em projetos comuns;
– Incentivar a aprendizagem/ensino das línguas;
– Ajudar os jovens a adquirir as aptidões e as competências básicas de vida, necessárias ao seu desenvolvimento pessoal, à sua futura vida profissional e a uma cidadania europeia ativa;
– Melhorar práticas de ensino.
CMB 2013-01-16
You must be logged in to post a comment Login