A Câmara Municipal do Barreiro, na pessoa do seu Presidente procedeu, na sexta-feira, dia 15 de Abril, à assinatura da Escritura de Doação do Espólio de António Patacas. Este multifacetado barreirense de 90 anos formalizou, assim, a sua vontade de doar ao Município do Barreiro, de forma definitiva e perpétua, variada documentação pessoal, em particular fotografias que datam de 1931 a 1986.
Nascido e criado no Barreiro, António Patacas contactou a Autarquia, através do Arquivo Municipal, e manifestou vontade de doar diversa documentação pessoal tendo em conta que uma das funções do Arquivo é a salvaguarda deste tipo de documentos, significativos para o estudo da história do Concelho pelo seu valor informativo e documental.
A aceitação desta doação, por parte da Câmara Municipal, teve lugar com a assinatura da respectiva escritura, cerimónia que decorreu na Sala de Sessões dos Paços do Concelho.
Visivelmente emocionado, António Patacas referiu já não ser a primeira vez que faz doações ao Município, aproveitando para “agradecer à Câmara e aos eleitos a boa vontade que têm manifestado para com as obras que tenho entregue ao Barreiro, a terra onde nasci”.
Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da edilidade, referiu, na ocasião que “a história do Barreiro é a história das pessoas, por isso, o que o Patacas faz, hoje, aqui, é doar um bocadinho da sua vivência, desta história que é a dele e é do Barreiro”. Neste contexto, o Presidente agradeceu, a este multifacetado interveniente da sociedade barreirense “aquilo que durante 90 anos fez pelas pessoas e pela sociedade”.
Segue, em anexo, descrição dos objectos agora doados.
CMB 2011-04-20
You must be logged in to post a comment Login