20 e 21 Outubro | Auditório Escola Superior Tecnologia (EST) do Barreiro
A Câmara Municipal do Barreiro (CMB), através da Divisão de Sustentabilidade Ambiental, vai realizar nos dias 20 e 21 de Outubro a Conferência ÁREAS PROTEGIDAS LOCAIS. Durante dois dias, no centro das atenções estará a Mata Nacional da Machada e o Sapal do Rio Coina, valores naturais que o Município tem interesse e vontade de proteger.
O Programa da Conferência está em fase final de elaboração, contudo, destaca-se, desde já, a pertinência de alguns painéis. Disto são exemplo as temáticas «florestas e áreas protegidas de interesse local»; «o rio que corre na minha aldeia – processo de classificação da Área Protegida Local no Barreiro»; «sapais e biodiversidade», ou «a participação da comunidade na preservação de espaços naturais».
No primeiro dia da Conferência (Auditório da EST/Barreiro) estão confirmadas as presenças de Carlos Humberto de Carvalho, Presidente CMB, (abertura), Ana Cristina Antunes (Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade), João Pinho (Autoridade Florestal Nacional), Isabel Caçador (Centro de Oceanografia da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa), José Pedro Granadeiro (Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa), e Ana Lourenço Monteiro (Associação dos Amigos da Mata da Machada).
No segundo dia desta Conferência, o Programa prevê visitas guiadas à Mata Nacional da Machada e ao Sapal do Rio Coina.
Refira-se que a classificação de uma ‘Área Protegida’ visa conceder-lhe um estatuto legal de protecção adequado à manutenção da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas e do património geológico, bem como à valorização da paisagem.
Neste contexto, a classificação das Áreas Protegidas de âmbito regional ou local pode ser feita por municípios, ou associações de municípios, e a integração ou exclusão na Rede Nacional de Áreas Protegidas depende de avaliação da autoridade nacional, neste caso, o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).
Assim sendo, a discussão sobre a criação de Áreas Protegidas, de âmbito local ou regional, é um assunto da actualidade que poderá ser visto como uma oportunidade para muitos municípios protegerem os seus valores naturais. No caso do Concelho do Barreiro, a Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio Coina.
O envolvimento dos cidadãos é fundamental nesta questão. Inscreva-se através do link http://caderno.rostos.pt/conferencia-areas-protegidas-locais/inscricoes.html e participe nesta Conferência.
Para esclarecimentos adicionais, poderá contactar a Linha Verde (gratuita) 800 20 56 81.
CMB 2011-09-26
You must be logged in to post a comment Login